Especialidade

Cardiologia

O que é?

Cardiologia é a especialidade que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças do coração assim como os outros componentes do sistema circulatório.

Quando devo consultar um Cardiologista?

Deve-se consultar um cardiologista, basicamente, em duas situações: para orientação preventiva e para tratamento de alguma doença.

Sinais como cansaço frequente e dores no peito ao realizar qualquer tipo de esforço são indicativos de que você deve procurar o cardiologista, independente de sua idade para verificar a situação de seu coração. Homens à partir dos 45 anos e mulheres a partir dos 50 anos devem se consultar com o cardiologista anualmente para checar o estado de sua saúde. Em casos de pacientes com histórico familiar de diabetes, hipertensão ou morte súbita e possuem fatores de risco como a obesidade, devem iniciar a se consultar frequentemente com o cardiologista a partir dos 30 anos.

Sintomas Relacionados

Dores do peito, tosse, fadiga, cansaço, arritmias, fraqueza, entre outros sintomas podem ser avaliados pelo médico cardiologista.

Como saber que a dor é do coração?

O coração está localizado no tórax por isso a isquemia, ou seja a diminuição da chegada de sangue nesse órgão, pode provocar dor , desconforto ou pressão em qualquer local dessa  região, inclusive no estomago, e  dorso. Essa dor também pode irradiar-se para os braços e queixo.
A dor precordial típica é opressiva, como se algo estivesse apertando fortemente o precórdio(região acima do estômago ou do coração). Muitas vezes ela vem acompanhada de sudorese, palidez, sensação de morte,  falta de ar ou dificuldade para respirar.

Exames Relacionados

EletrocardiogramaecocardiogramaMAPA e Holter.

Médicos Especialistas

Dra Dalila

Dalila Bonfim

Cardiologia

Saiba mais
Dr Tiago Cardiologista

Thiago Tomaz

Cardiologia

Saiba mais

Gentil Barreira

Cardiologia

Saiba mais

Ryan Falcão

Cardiologia

Saiba mais

Outros Tratamentos