Especialidade

Cirurgia Bariátrica

O que é?

A cirurgia bariátrica normalmente está indicada para pessoas com obesidade de grau 2 que não mostraram resultados após vários meses de tratamento com dieta adequada e prática de exercício físico regular.

Desta forma, esta cirurgia geralmente só é indicado quando já não existe outra forma de tratamento disponível e, normalmente é feita em pessoas com idade entre os 16 e os 65 anos, que tenham:

  • IMC maior que 40 kg/m2, sem perda de peso mesmo com acompanhamento médico e nutricional comprovado.
  • IMC menor que 40 kg/me presença de outras doenças em estágios graves, como pressão alta, diabetes descontrolada, gordura no fígado e colesterol alto.

Calculadora de IMC HTML
Peso (em Kg)

Altura (em Cm)




IMC

Avaliacao do IMC


Calc. IMC Tabela Dieta Pontos

Esta é uma operação bastante invasiva, uma vez que, na maior parte dos casos, é retirada uma parte do estômago ou do intestino, com o objetivo de diminuir a quantidade de calorias absorvidas e favorecer a perda de peso.

Vantagens da cirurgia bariátrica

Além da perda significativa de peso, a cirurgia bariátrica também traz benefícios relacionados às doenças associadas à obesidade, com melhoria e cura de doenças como:

  • Hipertensão arterial;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Insuficiência respiratória;
  • Asma;
  • Diabetes;
  • Colesterol alto.

Essa operação também traz vantagens sociais e psicológicas, como diminuição do risco de depressão e aumento da autoestima, da interação social e da mobilidade física.

Cuidados após a Cirurgia Bariátrica

Após a cirurgia, o paciente deve tomar uma série de cuidados, visando acelerar o processo de cicatrização e a adaptação a seu novo estilo de vida. Nos primeiros dias após o procedimento, devem ser ingeridos somente líquidos de forma lenta e as orientações de uma nutricionista também são importantes. É necessário que, nesse período, não ocorra a ingestão de açúcar, pois pode se tornar um risco à vida e à saúde de quem foi submetido à cirurgia bariátrica.

Médicos Especialistas

Leonardo Adolpho

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Saiba mais

Outros Tratamentos