Especialidade

Coloproctologia

O que é?

A Coloproctologia é a especialidade médica que trata de doenças do Cólon e do Reto, sejam malignas (Tumor / câncer) ou benignas (Doença Diverticular, Doença de Cröhn, Retocolite Ulcerativa, Síndrome do Intestino Irritável e outras). Também trata das doenças que acometem o canal anal, como Fístulas, Fissuras, Hemorroidas e outras. O Coloproctologista é o médico cirurgião especialista nos tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos destas doenças doenças.

A coloproctologia nem sempre é muito difundida, o que leva muitas pessoas não conhecerem os sinais que alertam a procurar este especialista.

Além do tratamento clínico (com medicamentos) das doenças do cólon, reto e ânus, o Coloproctologista está habilitado a realiza cirurgias intestinais e anais, além de exames de diagnósticos como a colonoscopia.

Proctologia ou Coloproctologia?

Trata-se da mesma especialidade, sendo historicamente o termo “Proctologia” utilizado anteriormente, quando a especialidade não tratava as doenças do intestino. Uma vez que as doenças do cólon e intestino delgado são da alçada da especialidade, chamar de Coloproctologia é o mais correto.

Quais doenças podem ser tratadas pelo Coloproctologista?

O médico Coloproctologista está apto a tratar diversas doenças que afetam o intestino, o reto e o ânus. Entre elas, estão:

  • Câncer colorretal (intestino grosso e reto);
  • Doença hemorroidária, fissuras e abscessos anais;
  • Doenças inflamatórias intestinais: Doença de de Crohn e Retocolite Ulcerativa;
  • Síndromes do intestino / cólon irritável;
  • Incontinência anal;
  • Prolapso retal;
  • Doenças sexualmente transmissíveis que acometem o ânus, como HPV, Herpes, Sífilis e outras.

Essa especialidade também trata constipação intestinal, problemas e distúrbios na evacuação, além de tratamento e prevenção do câncer colorretal.

Quando devo procurar o Coloproctologista?

Alguns  sinais e sintomas servem como alerta de que é preciso uma avaliação do Coloproctologista logo que possível. São eles:

  • Alteração do ritmo intestinal (mudar o número de evacuações ou iniciar constipação);
  • Dificuldades para evacuar e/ou dor durante a evacuação;
  • Sangramento anal;
  • Nodulações ao redor do ânus;
  • Dor e/ou cólica abdominal recorrente;
  • Histórico familiar de câncer colorretal, outros órgãos abdominais ou mesmo câncer de mama (este tipo pode ter relação ou alteracões genéticas que favorecem o aparecimento de tumor de cólon precoce).

É fundamental que o paciente procure o médico tão logo observe o aparecimento dos primeiros sintomas, possibilitando que o diagnóstico seja feito precocemente e o possível tratamento iniciado o mais breve possível.

Urologista ou Coloproctologista: qual médico devo procurar?

Diante das diversas especialidades médicas, não é raro ver pacientes em dúvida sobre qual profissional procurar.

A Coloproctologia e a Urologia são duas áreas que geram grande confusão quando o paciente apresenta sintomas anais e/ou intestinais.

O urologista é especialista em distúrbios relacionados aos rins, bexiga e ureteres, além de tratar doenças que afetam o aparelho genital masculino. O Urologia faz o exame de toque retal para diagnosticar doenças da próstata, enquanto o Coloproctologista realiza esse exame para avaliar o reto e o ânus.

Portanto, se os sintomas forem anais/intestinais, a especialidade mais indicada é o médico Coloproctologista.

Nossos Profissionais: Dr. Bruno MedeirosDra. Carla Camila Rocha

Médicos Especialistas

Bruno Medeiros

Coloproctologia

Saiba mais

Carla Camila Rocha

Coloproctologia

Saiba mais

Outros Tratamentos