Especialidade

Ecocardiografia

O que é?

O Ecodopplercardiograma ou Ecocardiografia é um exame de ultrassom que utiliza ondas sonoras de alta frequência para criar imagens unidimensionais, bidimensionais ou 3D associado ao efeito Doppler (elemento dinâmico). Esse procedimento permite avaliar todas as estruturas do coração e seu funcionamento.

Esse procedimento ajuda a avaliar a forma, o tamanho, a espessura do coração, a entrada e saída do sangue através das valvas, além da existência de massas e tumores, doenças valvares que ocasionam sopros, cicatrizes de infarto, doenças congênitas, alterações de contratilidade, entre outros aspectos.

Como esse procedimento é realizado?

O ecocardiograma é um exame simples, pouco invasivo e indolor. Pode ser feito em adultos, crianças e mulheres grávidas.

Em alguns casos, eletrodos podem ser colocados no peito do paciente, para que o exame seja realizado e associado ao eletrocardiograma, que irá registrar os impulsos elétricos do coração simultaneamente as imagens obtidas com o ecodopplercardiograma.

Em geral, esse exame pode ser realizado tanto em clínicas quanto em hospitais, vai depender do tipo de exame solicitado e da doença a ser investigada.

Quando esse procedimento é solicitado?

O ecodopplercardiograma é um dos exames que mais oferece informações para o diagnóstico e acompanhamento das mais diversas doenças que acometem o coração, como:

  • Insuficiência cardíaca (coração grande e fraco);
  • Doenças valvares (“sopro no coração”);
  • Sequelas de infarto;
  • Anomalias congênitas.

Ele também é solicitado, para avaliar sintomas como falta de ar, palpitações, cansaço, inchaço e aumento da pressão arterial.

Quais são os tipos de ecocardiografia?

Ecodopplercardiograma transtorácico:

É o tipo mais comum. As imagens são obtidas passando o transdutor sobre o peito do paciente por toda a extensão cardíaca (janelas paraesternal e apical), estendendo-se para região superior do abdômen (janela subcostal) e região cervical (janela supraesternal).

Ecodopplercardiograma sob estresse:

Durante a realização desse procedimento o paciente faz atividades físicas controladas ou recebe um medicamento intravenoso para aumentar o ritmo dos batimentos cardíacos e a força de contração do coração.

Esse teste permite avaliar se o sangue chega de maneira correta ao músculo cardíaco.

Ecodopplercardiograma transesofágico:

Nesse procedimento é usada uma sonda que passa pela boca e chega ao esôfago, local no qual a cavidade cardíaca é vista mais facilmente devido à proximidade entre as estrutura, geralmente, com objetivos específicos de detalhamento morfológico das valvas, diagnóstico de endocardite, trombos cavitários, além de algumas doenças congênitas. Esse exame é feito com uso de sedação e analgesia, geralmente realizado em ambiente hospitalar.

Nossos profissionais: Dra. Dalila Bonfim – Dr. Thiago Tomaz

Médicos Especialistas

Dra Dalila

Dalila Bonfim

Cardiologia

Saiba mais
Dr Tiago Cardiologista

Thiago Tomaz

Cardiologia

Saiba mais

Outros Tratamentos