Especialidade

Radiologia

O que é?

A Radiologia é a especialidade médica que se dedica ao estudo e emprego dos raios-X e outros métodos não ionizantes (ultrassonografia e ressonância magnética) com fins diagnósticos e, por vezes, terapêuticos.

Para exercer o médico tal especialidade, é necessário primeiramente uma formação de cerca de seis anos em Faculdades de Medicina. Logo após, prestará um concurso para Residência Médica na área. No Brasil, são necessários, no mínimo, três anos de Residência Médica/aperfeiçoamento para a especialização.

Essa especialidade possui duas grandes áreas de atuação, a primeira é o diagnóstico por imagem e suas diversas subespecialidades como neurorradiologia, radiologia músculo-esquelética, radiologia torácica, medicina interna, entre outras. A segunda grande área de atuação é a radiologia intervencionista, também com as suas subdivisões como vascular, neurovascular, oncológica.

Com exceção do ultrassom, que é realizado diretamente pelo médico, os outros métodos (raio X, mamografia, tomografia e ressonância)  são realizados por técnicos ou biomédicos e laudados sempre pelo médico radiologista.

Com o laudo em mãos, o paciente levará ao seu médico (ortopedista, endocrinologista, cardiologista, etc.), que por sua vez dará andamento ao seu diagnóstico, orientação e posterior tratamento.

Nossos Profissionais: Dr. Alexandre CamarçoDra. Sabrina MoroniDr. Ismar Vilanova

Médicos Especialistas

Dr Alexandre Radiologista

Alexandre Camarço

Radiologia

Saiba mais

Ismar Vilanova

Radiologia

Saiba mais

Outros Tratamentos