Exames

Colonoscopia

O que é?

  • Procedimento seguro, confiável e eficaz.
  • A colonoscopia é um exame que ajuda a avaliar o interior do cólon, utilizado para diagnosticar diversos problemas no intestino, como câncer, úlceras, diverticulite e outros.
  • A colonoscopia não dói e é recomendada em casos de presença de sangue nas fezes, dor abdominal, diarreia intensa ou alterações bruscas no funcionamento intestinal.
  • Geralmente, a colonoscopia deve ser feita a partir dos 50 anos, com intervalos de 3 ou 5 anos.

AGENDE SEU ATENDIMENTO

A Colonoscopia é um exame endoscópico destinado ao diagnóstico de doenças do reto, dos cólons (intestino grosso) e do íleo terminal (intestino delgado). É realizado através do equipamento denominado colonoscópio, o qual chega até o interior do intestino através do ânus. Para realização do exame é necessário um preparo (limpeza) do intestino e, frequentemente, a sedação por via intravenosa.

Alguns procedimentos podem ser decididos no momento do exame de acordo com os achados, conforme o explicado abaixo:

  • Biopsia (ou retirada de um ou mais fragmentos da mucosa);
  • Polipectomia (ou retirada um ou mais pólipos);
  • Mucosectomia (ou retirada de um fragmento da mucosa intestinal ou pólipos planos);
  • Injeção de substancias ou a cauterização através de equipamento eletrônico (corrente elétrica) visando o controle de eventual sangramento;
  • Exame histopatológico, que é o exame dos pólipos ou biopsias removidos, quando enviado para análise de um médico patologista.

Geralmente, a colonoscopia deve ser feita a partir dos 50 anos, com intervalos de 3 ou 5 anos, no entanto, se houver histórico familiar de câncer de intestino ou colite ulcerativa, a colonoscopia pode ser feita por volta dos 30 anos.

Médicos Especialistas


Bruno Medeiros

Coloproctologia

Saiba mais


Caio Cesar Freire

Gastroenterologia

Saiba mais


Carla Camila Rocha

Coloproctologia

Saiba mais

Dr João Paulo

João Paulo Aguiar Ribeiro

Endoscopia Digestiva

Saiba mais


Thiago Sabóia

Gastroenterologia

Saiba mais


Como é feito o preparo?

Para a realização da colonoscopia, é muito importante que seja feito um preparo intestinal para que os resíduos sejam removidos do interior do cólon e assim o exame possa ser feito com o máximo de segurança e eficácia.

SUGESTÃO DE DIETA

No dia anterior ao exame Café da manhã: chá, torradas, café com leite, iogurte, sucos claros, pão branco. Almoço e jantar: caldo salgado de sopa (cozinhar legumes e carne, coar e tomar somente o caldo), gelatina de cor clara, suspiros, refrigerantes claros, água de coco, Gatorade.

Suspender o uso de medicamentos que “afinem” o sangue dias antes do exame, com a autorização do médico solicitante. VIR SEM JÓIAS, ADORNOS DE METAL E ESMALTES ESCUROS. É obrigatória a presença de um adulto acompanhando o paciente durante sua permanência na clínica.

MEDICAMENTOS

Favor verificar com o médico especialista.

Véspera do exame: Tomar os 4 comprimidos do laxante, às 20 hs, após o jantar. Não se alimentar mais nesse dia, somente ingerir água ou água de côco à vontade.

No dia do exame: Entre 5:00 e 6:00, tomar os dois frascos da medicação indicada misturados com 500ml de suco de laranja ou limão coado. Tomar toda a solução em até 60 minutos. Quando iniciarem as necessidades de evacuações, continuar tomando água de côco ou água comum até 2 horas antes do exame, cerca de 2 litros. JEJUM ABSOLUTO A PARTIR DAS 8H. EM CASO DE VÔMITO, AVISE-NOS PELO TELEFONE. O PACIENTE DEVE EVACUAR O MAIOR NÚMERO DE VEZES POSSÍVEL UM LÍQUIDO AMARELO, TRANSPARENTE, SEM RESÍDUO, CASO CONTRÁRIO O EXAME PODERÁ SER REMARCADO.

SUGESTÃO: Se houver irritação anal durante o preparo e após o exame, fazer asseio com o SABONETE LÍQUIDO.

Pacientes idosos devem realizar o preparo com supervisão de familiares ou cuidadores. Não devem trancar a porta do banheiro quando utilizarem os mesmos. Se você tiver dúvidas em horário comercial, ligue para: 85 3036-8080

Outros Exames