Exames

Impedancio pHmetria esofágica

O que é?

Impedancio pHmetria esofágica é atualmente, o método mais acurado para o diagnóstico de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), pois permite a detecção de todos os tipos de refluxo, sejam eles ácidos, fracamente ácidos ou não-ácidos.

Este exame serve para diagnosticar em que nível está o refluxo no esôfago, ele deve ser realizado em certos cados quando envolve sintomas como tosse crônica, pigarro, rouquidão e dor torácica. Outro caso que deve-se atentar para a realização do exame é para esclarecer diagnóstico em um paciente com sintomas sugestivos da Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE).

Indicações

  • Pacientes com persistência dos sintomas mesmo na vigência de terapia anti-secretora;
  • Suspeita clínica ou endoscópica de refluxo gastroesofágico não comprovada por pHmetria convencional;
  • Pacientes com sintomas que independem da acidez, a exemplo de eructação, disfonia, pigarro, tosse e broncoespasmos;
  • Pacientes com sintomas de DRGE e em situação de acloridria, por exemplo, gastrite atrófica;
  • Pacientes com sintomas de DRGE pós gastrectomia;
  • Pacientes com sintomas de DRGE predominantemente pós-prandiais.

Diferença entre impedancio pHmetria e pHmetria convencional:

A impedancio pHmetria é um método diagnóstico que possibilita a avaliação do fluxo retrógrado de conteúdo seja ele sólido, liquido ou gasoso para o interior do esófago.

A impedancio pHmetria apresenta vantagens sobre a pHmetria convencional, sendo a principal diferença entre elas, que a impedancio pHmetria pode determinar se o material refluido é de ph ácido ou não, enquanto que a phmetria convencional só é capaz de determinar o refluxo ácido.

Outro fator é em relação ao material refluido, a impedancio pHmetria pode determinar se esse material é sólido, liquido ou gasoso, podendo contribuir para a correta interpretação dos sintomas relacionados ao refluxo.

Na pHmetria convencional o paciente deve suspender o uso de medicamentos relacionados a supressão ácida, enquanto que na impedancio o mesmo não se faz necessário.

Nossos profissionais: Dr. Thiago SabóiaDra. Gardenia Costa

Outros Exames