Exames

Teste de provocação

O que é?

Os teste de provocação é utilizado pelo médico Alergologista em duas situações:

  1. Quando há dúvidas se o alimento ou o medicamento causou alguma reação alérgica. No caso, serve para excluir ou confirmar um diagnóstico.
  2. Quando o paciente é sabidamente alérgico e necessita avaliar se já desenvolveu tolerância.

Neste procedimento é realizado etapas progressivas de exposição ao alérgeno, com avaliação constante do especialista antes e após cada etapa. Qualquer sinal de reação é tratado rapidamente.

O teste de provocação também pode ser realizado para oferecer ao paciente uma opção alternativa nos casos de alergia a medicamentos.

Benefícios do Teste de Provocação:

Os benefícios de um teste de provocação positivo incluem, além da confirmação do diagnóstico, a redução do risco de exposição acidental, diminuição da ansiedade sobre o desconhecido e a validação do esforço do paciente para evitar o alimento ou medicamento em questão.

Já nos casos com teste de provocação negativo, além da liberação para a ingestão do alimento ou medicamento suspeito, não há risco nutricional ou redução de opção terapêutica do paciente por exclusão desnecessária, o que acarreta numa melhor qualidade de vida e segurança para o paciente.

O que é a Dessensibilização a medicamentos?

 É um procedimento usado com o medicamento ao qual paciente tem alergia, sendo este essencial ao tratamento de outra enfermidade. Como, por exemplo, pacientes que têm alergia a quimioterápicos ou antibióticos e necessitam especificamente de alguma dessas medicações para algum tratamento específico.

Este procedimento só pode ser realizado intra-hospitalar com Alergologista capacitado em reações alérgicas graves.

A dessensibilização não cura o paciente, mas, em muitos casos, pode ser uma esperança de sucesso no tratamento de pacientes com rinossinusite com pólipos intolerantes a aspirina ou pacientes que necessitam de antibiótico específico.

Todos os procedimentos citados acima devem ser realizados por uma equipe treinada em atendimento de urgências e em local apropriado pelo alto risco de anafilaxias.

Nossos Profissionais: Dra. Paula Albuquerque

Outros Exames