Início do Novembro Azul – Première Medicina no Combate ao Câncer de Próstata

1 de novembro de 2018

A grande mobilização conhecida como Novembro Azul teve início na Austrália, em 2003, por conta do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17 de novembro). Logo depois, muitas entidades abraçaram essa causa para chamar a atenção do homem para a grande importância da prevenção e da detecção precoce desse tipo de câncer.

O que é o Câncer de Próstata?

É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Quais os principais sintomas dessa doença?

No início, a maioria dos pacientes não apresenta sintomas preocupantes, mas podem apresentar sintomas relacionados a outra doença comum que acompanha o envelhecimento do homem, a hiperplasia prostática benigna, com sintomas miccionais leves a moderados de dificuldade miccional. Nenhuma anormalidade pode ser observada ao toque ou pode-se sentir um nódulo endurecido na próstata.

No diagnóstico avançado, podem ocorrer sintomas mais intensos obstrutivos miccionais causado pelo crescimento local do tumor com compressão da uretra prostática. As vezes os sintomas são decorrentes da doença que está se espalhando pelo organismo, principalmente para os ossos ou pelo seu crescimento loco-regional, causando obstrução dos rins pela invasão dos ureteres.

Como Prevenir?

Diagnosticado precocemente, grande parte das taxas de cura são altas, mas quando sintomático o tumor pode já ser incurável, cabe ao Urologista recomendar uma avaliação anual. Nessa consulta o Urologista irá solicitar o exame de PSA (sigla em inglês para antígeno prostático específico) e realizar o exame de palpação digital ou toque retal.
Hoje em dia recomenda-se iniciar a avaliação aos 45 anos, devendo ser antecipada em pacientes que apresentarem parentes de primeiro grau (pai, irmão) com o histórico de câncer de próstata.
Quando o Urologista percebe que existe uma alteração suspeita de câncer de próstata no PSA ou no toque prostático, ele irá recomendar uma biópsia da próstata. Essa biópsia é realizada através de uma Ultrassonografia Transretal. Nesse mesma consulta, é muito importante o Urologista aproveitar a oportunidade para solicitar os exames anuais de check-up do paciente.

Première Medicina e Saúde

Diretor responsável: Dr. João Paulo A. Ribeiro CRM 9886 / RQE 5962

Links úteis: Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Instituto Brasileiro de Controle do Câncer

Associação pela Saúde da Próstata

Sociedade Brasileira de Urologia

#novembroazul #câncerdepróstata #premièremedicinaesaúde