Quando procurar um infectologista?

Entrevista Dr. Guilherme
30 de agosto de 2018

A Infectologia é a especialidade médica responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias. As doenças infecciosas são aquelas causadas por agentes vivos externos (microorganismos e parasitas), como vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos.

Estas doenças são extremamente comuns, tanto na comunidade quanto em ambiente hospitalar, e muitas vezes são contagiosas. Além de tratar estas doenças, o infectologista também atua, dentro dos hospitais, no controle de infecção hospitalar, sendo o médico especialista no manejo e uso de antibióticos nas mais diversas situações.

Sabe quando aquela gripe não passa? Ou o tratamento não está funcionando? Ou quando você vai viajar para outro país? Ou precisa se proteger contra alguma epidemia?

Essa é a hora de procurar um infectologista.

Alguns exemplos de doenças comuns tratadas pelo infectologista.

O ideal é ficar de olho nos cartões de vacina também, pois doenças infecciosas podem gerar surtos e como a maioria se passa por contato, seu poder de disseminação é maior. Por isso, não deixe de vacinar e não duvide das vacinas. Claro que você deve se informar sobre, mas não deixe de tomá-las e manter seu cartão em dia.

Além disso, é importante procurar um infectologista logo que desconfiar de alguma doença. Não se automedique e sempre procure um médico especialista para o melhor diagnóstico.

Nosso Infectologista: Dr. Guilherme Henn