Tomar café todo dia ajuda a proteger o coração

café todo o dia ajuda o coração
6 de novembro de 2017

Sabia que tomar o café da manhã todos os dias pode ajudar a proteger seu coração?

Em um estudo recente, publicado no periódico científico Journal of the American College of Cardiology, os pesquisadores identificaram que pessoas que tomam café da manhã todo dia tem menos chances de desenvolver aterosclerose.  Doença que causa acúmulo de gorduras, colesterol e outras substâncias nas paredes das artérias e dentro delas.

De acordo com os resultados, em um grupo de 100 pessoas, 57 mostraram algum tipo subclínico (sem sintomas) da condição. Por outro lado, entre as 100 pessoas que não se preocupavam com a refeição, 75 apresentaram algum sinal da doença.

Segundo os cientistas, tomar café da manhã ajuda a despertar o relógio biológico, também responsável por regular a fome. Para testar os voluntários, os pesquisadores utilizaram uma tecnologia de ultrassom, produzindo ecografias tridimensionais para medir o acúmulo de gordura nas artérias.  Não realizar a primeira refeição do dia regularmente pode desencadear a ingestão  de mais calorias do que se deveria ao longo do dia.

Vale ressaltar que além dos cuidados com a alimentação, há de se considerar outros possíveis fatores para o surgimento de doenças cardíacas como, por exemplo, os fatores genéticos, obesidade, diabetes e hipertensão.  Lembre-se, cuidar da sua saúde deve ser sempre a sua prioridade. Consulte-se um médico especialista.

Fonte: Veja Saúde