Exames
Manometria
O que é?
A manometria esofágica (ou esofagomanometria) é um exame diagnóstico que tem por objetivo estudar o funcionamento de todo o esôfago (órgão do aparelho digestivo que faz o transporte dos alimentos da boca ao estômago), por meio de medições de pressões.
Indicações:
- Investigação diagnóstica de sintomas como disfagia (dificuldade para engolir) e dor torácica não cardíaca.
- Necessidade de avaliação da função motora do esôfago.
- Localização da junção esofagogástrica para realização de pHmetria de 24 horas.
- Pré-operatório de cirurgia para correção de hérnia de hiato e anti-refluxo.
Como o exame de Manometria é realizado:
O paciente deve comparecer a clínica em jejum de no mínimo 6 horas. Deverá trazer os últimos exames de endoscopia digestiva alta e/ou esofagograma baritado.
Algumas medicações devem ser suspensas por pelo menos 24 horas antes do exame, como:
- Metoclopramida (Plasil);
- Bromoprida (Plamet);
- Domperidona (Motilium);
- Nitratos (Isordil, Sustrate);
- Sildenafila (Viagra);
- Nifedipina (Adalat);
- Verapamil (consultar médico assistente antes).
Após anestesia local com spray de anestésico em uma das narinas, uma sonda flexível é introduzida pela narina do paciente sentado e progride suavemente até atingir a faringe. Neste momento o médico pedirá para o paciente engolir e, deste modo, a sonda penetrará pelo esôfago até atingir o estômago (cerca de 50 a 60 cm de sonda são introduzidos).
O paciente com a sonda posicionada é deitado em decúbito dorsal (barriga para cima) ou em decúbito lateral esquerdo. É nesse momento que se inicia propriamente a manometria.
Durante o procedimento, o paciente deverá ingerir pequenas quantidades de água (5mL) e será orientado a engolir a seco em alguns momentos. O tempo aproximado de exame é de 20-25 minutos.
A manometria não é realizada sob sedação, pois os medicamentos sedativos podem alterar a motilidade do esôfago. Além disso, durante o exame, o paciente deverá engolir pequenas quantidades de líquido e seco, dessa forma estando sedado o mesmo não conseguiria atender a tais comandos.
Após a manometria geralmente não é exigido repouso, o paciente poderá retornar a suas atividades habituais. Após o exame, alguns pacientes podem sentir ligeiro incômodo na narina e/ou garganta, devido à passagem da sonda, que geralmente resolve espontaneamente após algumas horas.
Nossos Profissionais: Dr. Bruno Medeiros – Dra. Carla Camila Rocha
Como é feito o preparo?
- 6 horas de jejum;
- Paciente necessita, antes de realizar Manometria, fazer Endoscopia ou Esofagograma. Trazer laudos;
Medicamentos p/ suspender 24 horas antes do exame:
- Plasil (Metodopramida)
- Planet (Bromoprida)
- Motilium (Domperidona)
Outros Exames

ESPIROMETRIA
A Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar, Prova Ventilatória ou Exame do sopro. Ela mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões. É um exame não invasivo e indolor e é realizado respirando-se […]

Polissonografia Domiciliar
O QUE É ? A Polissonografia domiciliar (home sleep apnea test) permite ao médico e ao paciente realizar o exame de investigação de apneia do sono no conforto do lar. Como é realizado? Utiliza-se aparelhos portáteis que captam sinais de respiração (fluxo aéreo no nariz, cinta de esforço respiratório no tórax e saturação de oxigênio […]

Impedancio pHmetria esofágica
Impedancio pHmetria esofágica é atualmente, o método mais acurado para o diagnóstico de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), pois permite a detecção de todos os tipos de refluxo, sejam eles ácidos, fracamente ácidos ou não-ácidos. Este exame serve para diagnosticar em que nível está o refluxo no esôfago, ele deve ser realizado em certos cados […]

Teste de provocação
Os teste de provocação é utilizado pelo médico Alergologista em duas situações: Quando há dúvidas se o alimento ou o medicamento causou alguma reação alérgica. No caso, serve para excluir ou confirmar um diagnóstico. Quando o paciente é sabidamente alérgico e necessita avaliar se já desenvolveu tolerância. Neste procedimento é realizado etapas progressivas de exposição […]