A alergologia atua no diagnóstico e no tratamento das doenças de cunho imunológico. Essa é a área dos médicos que se especializam em Alergia e Imunologia. O especialista precisa conhecer os tratamentos das doenças alérgicas e dominar o funcionamento do sistema imunológico.
Assim, será capaz de diagnosticar e medicar as doenças que afetam os seus pacientes. Esses profissionais se capacitam para identificar e cuidar de doenças alérgicas, como rinite, asma, dermatite e imunodeficiências primária.
Dessa forma, ele pode diagnosticar precisamente cada caso, com base em seu conhecimento teórico e prático. Em sua atuação, cabe:
- Conhecer o histórico de alergia do paciente e realizar exames físicos;
- Realizar testes cutâneos e de contato;
- Testar possíveis causadores de doenças alérgicas e imunológicas;
- Prestar aconselhamento quanto a alérgenos e irritantes;
- Realizar imunoterapia específica com alérgenos e venenos;
- Conduzir tratamento farmacológico de transtornos alérgicos;
- Procurar meios para reduzir a exposição do paciente a alérgenos;
- Realizar terapia imunomoduladora;
- Conduzir a dessensibilização a medicamentos e alimentos;
- Educar pacientes, cuidadores e médicos de atendimento primário aos pacientes alérgicos.
O que é a Imunologia?
A Imunologia, como o nome sugere, é responsável pelo estudo do sistema imunológico e suas funções. Ela está focada na análise de processos relativos à defesa do organismo contra agentes estranhos (antígenos) e, dessa forma, permite a prevenção e o diagnóstico de doenças, como alergias.
O sistema imune é complexo e envolve a relação entre tecidos, células e mediadores químicos, capazes de responder à presença dos antígenos.
Na grande maioria dos casos, o sistema imunológico envia respostas específicas para a sua neutralização, metabolização e eliminação.
Já em um novo contato com o mesmo antígeno, o sistema age de forma mais rápida e eficiente, podendo criar resistência a ele, inviabilizando assim reinfecções.
Graças à imunologia, podemos desenvolver vários tipos de vacinas e compreender muitas das doenças alérgicas e autoimunes.
Alergologia e imunologia são a mesma coisa?
Embora estejam conectadas, as duas áreas não são idênticas. Enquanto a alergologia estuda as doenças alérgicas e seu tratamento, a imunologia investiga os mecanismos biológicos do organismo que são responsáveis pela defesa contra agentes externos.
Onde a área da imunologia é voltada para o estudo específico do sistema imunológico e das doenças que decorrem das alterações em seu funcionamento normal. Aqui, estão incluídas:
- Imunodeficiências;
- Alergias;
- Doenças autoimunes.
Qual o perfil de um bom alergista/imunologista?
A atuação em alergologia requer um grande conhecimento na área. Isso incluindo conhecimentos sobre:
- As células efetoras que atuam na doença alérgica;
- As moléculas envolvidas na resposta imunológica;
- As principais reações de hipersensibilidade;
- Os testes diagnósticos para alergia e sua interpretação;
- A epidemiologia das doenças alérgicas;
- As manifestações da doença;
- Os fatores de risco de progressão das doenças alérgicas.
Assim, esse profissional precisa dominar ao máximo o conhecimento básico da clínica médica, da imunologia, da imunoterapia e das afecções alérgicas.
É importante que ele saiba fazer diagnósticos diferenciais entre doenças alérgicas e as demais afecções, bem como conheça doenças capazes de mimetizar ou de se sobrepor à alergia.
Nossos profissionais: Dra. Paula Albuquerque