Exames

ESPIROMETRIA

O que é?

 

A Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar, Prova Ventilatória ou Exame do sopro. Ela mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões. É um exame não invasivo e indolor e é realizado respirando-se pela boca através de um tubo conectado a um aparelho chamado espirômetro, que é capaz de registrar o volume e a velocidade do ar respirado.

Pacientes com asma, DPOC, bronquite, bronquiectasia, enfisema, fibrose cística, sarcoidose ou fibrose pulmonar devem fazer espirometria periodicamente (de 3 em 3 meses, ou de 6 em 6 meses). O seu exame de espirometria serve para avaliar o efeito do tratamento médico em sua doença.

Passo a passo do exame:

Sentado, o paciente deverá respirar através de um bocal conectado ao espirômetro. Como não se pode desperdiçar o ar que o paciente está respirando, uma presilha de borracha tapará o nariz enquanto o paciente respira pela boca.
O médico pode pedir:

  • Respirar tranquilamente por algum tempo. Encher o peito completamente.
  • Assoprar com o máximo de força e rapidez possível, até que o técnico peça para você repetir o processo.
  • O paciente deverá repetir o assopro pelo menos 3 vezes.

Provavelmente também será necessário assoprar lentamente algumas vezes. Após a finalização desta primeira parte, o técnico pode pedir que o paciente use um “spray” broncodilatador e o teste será repetido novamente após 15-20 minutos. Em algum momento, é necessário que o paciente esteja psicologicamente preparado para assoprar, pois em caso de efetuá-lo despreparado, poderá até causar desmaio ao mesmo caso não torne a inspirar o ar.

Outros Exames