A cirurgia do aparelho digestivo é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das doenças que acometem o trato digestivo. Essas doenças podem ser malignas ou benignas. Portanto o Gastrocirurgião é um profissional habilitado a realizar tanto procedimentos mais simples como tratamento do cálculo de vesícula ou tratamento do refluxo gastro esofágico, quanto procedimentos mais complexos tal como tratamento de doenças neoplásicas que acometam os órgãos do trato digestivo (esôfago, estomago intestinos, fígado, pâncreas e vias biliares).
Também é da competência do cirurgião digestivo o tratamento cirúrgico da obesidade mórbida, através das cirurgias de gastroplastia (redução do estômago). Além disso, o Gastrocirurgião possui, em sua formação, treinamento em cirurgia videolaparoscópica, portanto é um profissional apto a realizar todos esses procedimentos por vídeo, inclusive procedimentos oncológicos.
A Cirurgia do Aparelho Digestivo trata quais doenças?
Existe uma grande lista de patologias que podem ser diagnosticadas e tratadas por um médico da área de Cirurgia do Aparelho Digestivo, mas entre as mais conhecidas estão as gastrites, úlceras, colites, pancreatites e esofagites. Pacientes com problemas ou transtornos de digestão também podem pedir orientação médica desses profissionais.
Médicos dessa especialidade também podem avaliar e indicar cirurgias quando necessário. Entre elas estão as cirurgias para retirada de vesícula e tratamentos de hérnias umbilicais, epigástricas e inguinais.
Quais exames estão relacionados a Cirurgia do Aparelho Digestivo?
Além da consulta comum, com o exame físico e o histórico médico, o médico da área de gastroenterologia pode pedir ultrassom e exames complementares para ajudar no seu diagnóstico. Por exemplo:
Endoscopia Digestiva Alta: avalia como estão as paredes do esôfago, estômago e duodeno para identificar, por exemplo, gastrites e úlceras;
Colonoscopia: detecta condições relacionadas ao intestino grosso
Exames de sangue também podem ser pedidos pelo médico para verificar sua glicemia, colesterol, proteínas do sangue, como está a produção das enzimas do fígado e a função hepática, entre outras informações.