A Coloproctologia é a especialidade médica que trata de doenças do Cólon e do Reto, sejam malignas (Tumor / câncer) ou benignas (Doença Diverticular, Doença de Cröhn, Retocolite Ulcerativa, Síndrome do Intestino Irritável e outras). Também trata das doenças que acometem o canal anal, como Fístulas, Fissuras, Hemorroidas e outras. O Coloproctologista é o médico cirurgião especialista nos tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos destas doenças doenças.
A coloproctologia nem sempre é muito difundida, o que leva muitas pessoas não conhecerem os sinais que alertam a procurar este especialista.
Além do tratamento clínico (com medicamentos) das doenças do cólon, reto e ânus, o Coloproctologista está habilitado a realiza cirurgias intestinais e anais, além de exames de diagnósticos como a colonoscopia.
Proctologia ou Coloproctologia?
Trata-se da mesma especialidade, sendo historicamente o termo “Proctologia" utilizado anteriormente, quando a especialidade não tratava as doenças do intestino. Uma vez que as doenças do cólon e intestino delgado são da alçada da especialidade, chamar de Coloproctologia é o mais correto.
Quais doenças podem ser tratadas pelo Coloproctologista?
O médico Coloproctologista está apto a tratar diversas doenças que afetam o intestino, o reto e o ânus. Entre elas, estão:
- Câncer colorretal (intestino grosso e reto);
- Doença hemorroidária, fissuras e abscessos anais;
- Doenças inflamatórias intestinais: Doença de de Crohn e Retocolite Ulcerativa;
- Síndromes do intestino / cólon irritável;
- Incontinência anal;
- Prolapso retal;
- Doenças sexualmente transmissíveis que acometem o ânus, como HPV, Herpes, Sífilis e outras.
Essa especialidade também trata constipação intestinal, problemas e distúrbios na evacuação, além de tratamento e prevenção do câncer colorretal.
Quando devo procurar o Coloproctologista?
Alguns sinais e sintomas servem como alerta de que é preciso uma avaliação do Coloproctologista logo que possível. São eles:
- Alteração do ritmo intestinal (mudar o número de evacuações ou iniciar constipação);
- Dificuldades para evacuar e/ou dor durante a evacuação;
- Sangramento anal;
- Nodulações ao redor do ânus;
- Dor e/ou cólica abdominal recorrente;
- Histórico familiar de câncer colorretal, outros órgãos abdominais ou mesmo câncer de mama (este tipo pode ter relação ou alteracões genéticas que favorecem o aparecimento de tumor de cólon precoce).
É fundamental que o paciente procure o médico tão logo observe o aparecimento dos primeiros sintomas, possibilitando que o diagnóstico seja feito precocemente e o possível tratamento iniciado o mais breve possível.
Urologista ou Coloproctologista: qual médico devo procurar?
Diante das diversas especialidades médicas, não é raro ver pacientes em dúvida sobre qual profissional procurar.
A Coloproctologia e a Urologia são duas áreas que geram grande confusão quando o paciente apresenta sintomas anais e/ou intestinais.
O urologista é especialista em distúrbios relacionados aos rins, bexiga e ureteres, além de tratar doenças que afetam o aparelho genital masculino. O Urologia faz o exame de toque retal para diagnosticar doenças da próstata, enquanto o Coloproctologista realiza esse exame para avaliar o reto e o ânus.
Portanto, se os sintomas forem anais/intestinais, a especialidade mais indicada é o médico Coloproctologista.
Nossos Profissionais: Dr. Bruno Medeiros - Dra. Carla Camila Rocha