A endoscopia digestiva, também chamada simplesmente de endoscopia, permite ao médico examinar o esôfago, o estômago e o duodeno.
É utilizado um aparelho fino e flexível, chamado de endoscópio, que possui tecnologia avançada, permitindo a visualização detalhada da mucosa através de um monitor de vídeo. Este exame auxilia seu médico na investigação da causa de vários sintomas, tais como dor abdominal, náuseas, vômitos, dificuldades de engolir, azia, queimação, rouquidão, dentre outros. Também é um teste excelente para descobrir a causa de sangramentos do trato gastrintestinal alto.
A endoscopia é um exame fundamental na pesquisa de tumores no trato gastrointestinal, sendo indispensável para pacientes que procuram realizar um check-up completo. Seu médico também pode solicitar a endoscopia digestiva alta para obter biopsias (pequenas amostras de tecido) para diversos fins, como diagnosticar a presença de Helicobacter pylori, uma bactéria relacionada a gastrites e úlceras.
Com o avanço tecnológico e o surgimento de acessórios endoscópicos, a endoscopia também pode ser utilizada para o tratamento de diversas doenças, como dilatar áreas estenosadas, interromper sangramento de úlceras, ocluir varizes no esôfago e retirar tumores benignos e malignos, com pouco ou nenhum desconforto.