A neurologia é um ramo especializado muito importante da medicina. É a especialidade médica que estuda as doenças estruturais e funcionais do Sistema Nervoso Central (composto pelo cérebro, cerebelo e pela medula espinal) e do Sistema Nervoso Periférico (composto pelos nervos e músculos), bem como de seus envoltórios (que são as meninges).
As doenças neurológicas podem ter diferentes origens, dentre elas: hereditárias, ou seja, com caráter familiar; e as adquiridas, ocorrendo durante diversos períodos da vida, com maior ou menor influência do ambiente.
Dentre as doenças mais comuns tratadas pela neurologia destacam-se:
- Dores de cabeça (cefaleias);
- Crises convulsivas (epilepsias);
- Acidente Vascular Cerebral (AVC)
- Distúrbios do sono (apneia do sono, etc...).
Dentre as inúmeras especialidades da neurologia, destaco aqui a neurofisiologia clínica, em especial os exames de eletroencefalograma e polissonografia, que procuram avaliar e guiar tratamentos de desordens dos sistemas nervoso central.
A Medicina do sono, abordada dentro da especialidade da neurofisiologia clinica, é a área da medicina que cuida dos distúrbios relacionados ao sono, como insônia, narcolepsia, síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), síndrome das pernas inquietas (SPI), dentre outros.
A especialidade Neurologia permite estabelecer uma sólida relação médico paciente, pela necessidade de uma consulta detalhada. Há, por vezes, a necessidade de um tempo de tratamento longo, já que boa parte das doenças são crônicas e necessitam de acompanhamento regular.
Trata-se seguramente de uma especialidade que exige constante estudo e atualização, inclusive quanto à interpretação dos exames complementares que auxiliam e guiam o seu exercício.