Exames
Phmetria
O que é?
A phmetria esofágica é um exame que tem por objetivo medir a acidez do refluxo gastro-esofágico.
O exame consiste na passagem de sonda pela narina ficando posicionada dentro do esôfago distal. Durante um período de aproximadamente 24h, o aparelho faz aferições em tempo real do ph esofágico.
Por que fazer uma phmetria esofágica?
Esse procedimento tem por finalidade diagnosticar a presença da doença do refluxo gastroesofágico, bem como fornecer auxílio diagnóstico de outras afecções como por exemplo a dor torácica não cardíaca e a tosse crônica de origem indeterminada.
Também é útil no pré-operatório de cirurgias de hérnia de hiato e no controle de cirurgias sobre o cárdia (esfíncter que fica localizado na transição entre o esôfago e o estômago).
Em que consiste o exame de phmetria esofágica?
O exame de phmetria esofágica é simples, embora possa acarretar algum desconforto e restrições passageiras.
Não há necessidade de nenhum preparo prévio especial, onde recomenda-se apenas suspender por uma semana os remédios que o paciente esteja tomando para problemas gastrointestinais (especialmente aqueles que visam diminuir a secreção gástrica) e realizar um jejum de seis horas.
O exame geralmente é realizado em nível ambulatorial onde a forma de preparo consiste em inicialmente o paciente receber uma dose de anestesia local na narina e na garganta, geralmente em forma de gel ou spray.
Em seguida, é introduzida através da narina uma sonda flexível possuindo sensores que registram o pH. Esta sonda é fixada ao paciente e ligada ao Holter (dispositivo portátil que irá monitorar continuamente o pH local do paciente por 24 horas ou mais), onde o equipamento é colocado em uma bolsa presa ao pescoço ou à cintura do paciente.
Durante o período de realização do exame, o paciente deve continuar com suas atividades e hábitos cotidianos e preencher um diário (em folha normalmente fornecida pelo serviço médico que realiza o exame) registrando os horários em que se alimentou, os eventuais sintomas que tenham se manifestado, os horários em que dormiu e acordou e se num dado momento estava deitado, sentado ou em pé.
O diário deve ser preenchido corretamente, pois o profissional irá depender dele para analisar o caso e posteriormente realizar o diagnóstico.
Durante o período em que esteja usando o Holter, o paciente não deve tomar banho nem praticar esportes, para não danificar o aparelho que, tampouco, deve ser exposto a detectores de metais ou a raios X.
Nossos profissionais: Dr. Thiago Sabóia – Dra. Gardenia Costa – Dr. Themistocles Mesquita
Outros Exames

ESPIROMETRIA
A Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar, Prova Ventilatória ou Exame do sopro. Ela mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões. É um exame não invasivo e indolor e é realizado respirando-se […]

Polissonografia Domiciliar
O QUE É ? A Polissonografia domiciliar (home sleep apnea test) permite ao médico e ao paciente realizar o exame de investigação de apneia do sono no conforto do lar. Como é realizado? Utiliza-se aparelhos portáteis que captam sinais de respiração (fluxo aéreo no nariz, cinta de esforço respiratório no tórax e saturação de oxigênio […]

Impedancio pHmetria esofágica
Impedancio pHmetria esofágica é atualmente, o método mais acurado para o diagnóstico de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), pois permite a detecção de todos os tipos de refluxo, sejam eles ácidos, fracamente ácidos ou não-ácidos. Este exame serve para diagnosticar em que nível está o refluxo no esôfago, ele deve ser realizado em certos cados […]

Teste de provocação
Os teste de provocação é utilizado pelo médico Alergologista em duas situações: Quando há dúvidas se o alimento ou o medicamento causou alguma reação alérgica. No caso, serve para excluir ou confirmar um diagnóstico. Quando o paciente é sabidamente alérgico e necessita avaliar se já desenvolveu tolerância. Neste procedimento é realizado etapas progressivas de exposição […]