Os teste de provocação é utilizado pelo médico Alergologista em duas situações:
- Quando há dúvidas se o alimento ou o medicamento causou alguma reação alérgica. No caso, serve para excluir ou confirmar um diagnóstico.
- Quando o paciente é sabidamente alérgico e necessita avaliar se já desenvolveu tolerância.
Neste procedimento é realizado etapas progressivas de exposição ao alérgeno, com avaliação constante do especialista antes e após cada etapa. Qualquer sinal de reação é tratado rapidamente.
O teste de provocação também pode ser realizado para oferecer ao paciente uma opção alternativa nos casos de alergia a medicamentos.
Benefícios do Teste de Provocação:
Os benefícios de um teste de provocação positivo incluem, além da confirmação do diagnóstico, a redução do risco de exposição acidental, diminuição da ansiedade sobre o desconhecido e a validação do esforço do paciente para evitar o alimento ou medicamento em questão.
Já nos casos com teste de provocação negativo, além da liberação para a ingestão do alimento ou medicamento suspeito, não há risco nutricional ou redução de opção terapêutica do paciente por exclusão desnecessária, o que acarreta numa melhor qualidade de vida e segurança para o paciente.
O que é a Dessensibilização a medicamentos?
É um procedimento usado com o medicamento ao qual paciente tem alergia, sendo este essencial ao tratamento de outra enfermidade. Como, por exemplo, pacientes que têm alergia a quimioterápicos ou antibióticos e necessitam especificamente de alguma dessas medicações para algum tratamento específico.
Este procedimento só pode ser realizado intra-hospitalar com Alergologista capacitado em reações alérgicas graves.
A dessensibilização não cura o paciente, mas, em muitos casos, pode ser uma esperança de sucesso no tratamento de pacientes com rinossinusite com pólipos intolerantes a aspirina ou pacientes que necessitam de antibiótico específico.
Todos os procedimentos citados acima devem ser realizados por uma equipe treinada em atendimento de urgências e em local apropriado pelo alto risco de anafilaxias.
Nossos Profissionais: Dra. Paula Albuquerque