Exames
Retossigmoidoscopia
O que é?
A retossigmoidoscopia é um exame endoscópico que permite a visualização da parte final do intestino grosso (reto e sigmóide). O instrumento utilizado é um tubo flexível com uma mini-câmera que permite visualizar e registrar as imagens.
Como é realizado a retossigmoidoscopia:
O paciente deverá comparecer na clínica em horário agendado, trazendo o pedido do médico e um acompanhante maior de 18 anos.
Ao chegar na clínica, o paciente é orientado sobre o procedimento, troca de vestimentas e é encaminhado à sala de exame, onde sinais vitais são monitorizados. O paciente é posicionado na maca de exame, deitado para o lado esquerdo. Em alguns casos, pode ser necessário sedação anestésica. Nestes, será puncionado acesso venoso.
Para melhorar a visualização, é necessário injetar pequenas quantidades de ar dentro do intestino, o que pode causar um pouco de cólica após o exame.
O que acontece após o exame:
Ao fim da retossigmoidoscopia, o paciente permanece em uma sala de repouso por alguns minutos. Neste período poderá sentir cólicas e leve distensão abdominal. Esse desconforto desaparecerá logo que os gases injetados no cólon durante o exame sejam eliminados.
Após este período, o paciente recebe orientações do médico e também por escrito, sendo então liberado para casa, onde poderá alimentar-se normalmente. A ingestão de bebidas alcoólicas deverá ser evitada durante as próximas 12 horas.
O paciente não deve conduzir veículos após a realização desse procedimento. No caso de mal estar, náuseas, vômitos, sangramento intestinal ou dor abdominal deve entrar em contato com o médico assistente de imediato ou retornar ao serviço (clínica) onde foi realizado o exame.
Segurança do exame:
Complicações relacionadas ao exame podem ocorrer, mas são bastante raras.
As complicações relativas à sedação variam de uma flebite superficial (vermelhidão e inchaço no local da punção da veia), até situações com maior gravidade. Sangramento e perfuração intestinal são eventos bem raros.
É fundamental boa interação entre paciente e o médico que realiza o exame, para diminuir a probabilidade destas complicações, bem como tratá-las adequadamente.
Nossos Profissionais: Dr. Bruno Medeiros – Dra. Carla Camila Rocha
Como é feito o preparo?
Durante o procedimento endoscópico, a parte final do intestino precisa estar adequadamente preparada, isenta de fezes e resíduos alimentares que interferem na visualização adequada e na segurança do exame. Daí a importância de preparo intestinal adequado.
No momento da marcação do exame o paciente receberá informações sobre o preparo intestinal. Geralmente são utilizados soluções aplicadas pelo ânus, semelhantes a supositórios líquidos, os quais são aplicados algumas horas antes do procedimento.
A maioria das medicações de uso habitual podem ser tomadas, antes e após o exame, mas há outras que devem ser suspensas. É importante informar ao seu médico sobre medicações em uso, assim como alergias e doenças prévias.
Outros Exames

ESPIROMETRIA
A Espirometria é um exame do pulmão, também conhecido como Prova de Função Pulmonar, Prova Ventilatória ou Exame do sopro. Ela mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões. É um exame não invasivo e indolor e é realizado respirando-se […]

Polissonografia Domiciliar
O QUE É ? A Polissonografia domiciliar (home sleep apnea test) permite ao médico e ao paciente realizar o exame de investigação de apneia do sono no conforto do lar. Como é realizado? Utiliza-se aparelhos portáteis que captam sinais de respiração (fluxo aéreo no nariz, cinta de esforço respiratório no tórax e saturação de oxigênio […]

Impedancio pHmetria esofágica
Impedancio pHmetria esofágica é atualmente, o método mais acurado para o diagnóstico de doença do refluxo gastroesofágico (DRGE), pois permite a detecção de todos os tipos de refluxo, sejam eles ácidos, fracamente ácidos ou não-ácidos. Este exame serve para diagnosticar em que nível está o refluxo no esôfago, ele deve ser realizado em certos cados […]

Teste de provocação
Os teste de provocação é utilizado pelo médico Alergologista em duas situações: Quando há dúvidas se o alimento ou o medicamento causou alguma reação alérgica. No caso, serve para excluir ou confirmar um diagnóstico. Quando o paciente é sabidamente alérgico e necessita avaliar se já desenvolveu tolerância. Neste procedimento é realizado etapas progressivas de exposição […]