A retossigmoidoscopia é um exame endoscópico que permite a visualização da parte final do intestino grosso (reto e sigmóide). O instrumento utilizado é um tubo flexível com uma mini-câmera que permite visualizar e registrar as imagens.
Como é realizado a retossigmoidoscopia:
O paciente deverá comparecer na clínica em horário agendado, trazendo o pedido do médico e um acompanhante maior de 18 anos.
Ao chegar na clínica, o paciente é orientado sobre o procedimento, troca de vestimentas e é encaminhado à sala de exame, onde sinais vitais são monitorizados. O paciente é posicionado na maca de exame, deitado para o lado esquerdo. Em alguns casos, pode ser necessário sedação anestésica. Nestes, será puncionado acesso venoso.
Para melhorar a visualização, é necessário injetar pequenas quantidades de ar dentro do intestino, o que pode causar um pouco de cólica após o exame.
O que acontece após o exame:
Ao fim da retossigmoidoscopia, o paciente permanece em uma sala de repouso por alguns minutos. Neste período poderá sentir cólicas e leve distensão abdominal. Esse desconforto desaparecerá logo que os gases injetados no cólon durante o exame sejam eliminados.
Após este período, o paciente recebe orientações do médico e também por escrito, sendo então liberado para casa, onde poderá alimentar-se normalmente. A ingestão de bebidas alcoólicas deverá ser evitada durante as próximas 12 horas.
O paciente não deve conduzir veículos após a realização desse procedimento. No caso de mal estar, náuseas, vômitos, sangramento intestinal ou dor abdominal deve entrar em contato com o médico assistente de imediato ou retornar ao serviço (clínica) onde foi realizado o exame.
Segurança do exame:
Complicações relacionadas ao exame podem ocorrer, mas são bastante raras.
As complicações relativas à sedação variam de uma flebite superficial (vermelhidão e inchaço no local da punção da veia), até situações com maior gravidade. Sangramento e perfuração intestinal são eventos bem raros.
É fundamental boa interação entre paciente e o médico que realiza o exame, para diminuir a probabilidade destas complicações, bem como tratá-las adequadamente.
Nossos Profissionais: