Exames

MAPA

O que é?

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, chamada de MAPA, é um método de medição automática da pressão arterial. As medidas da pressão arterial são feitas a cada 15 ou 20 minutos durante o dia e a cada 20 ou 30 minutos no período da noite, sendo este processo semelhante ao realizado durante as consultas médicas.

As medidas são armazenadas no dispositivo para serem avaliadas posteriormente pelo médico responsável. Geralmente esse procedimento tem duração entre 21 e 24 horas.

O que é pressão alta?

Trata-se de uma doença, onde os valores medidos durante o dia ficam superiores a 135/85 mmHg e durante a noite, após as 23 horas com valores superiores as 120/70 mmHg. Pode ocorrer em pessoas de todas as faixas etárias, sendo mais prevalente em idosos.

O que sentimos quando a pressão está elevada?

A hipertensão é uma doença silenciosa e a maioria das pessoas passa anos com níveis elevados de pressão sem saber. Apenas descobrem que tem a doença quando medem sua pressão por um motivo qualquer.

Alguns pacientes com níveis muito elevados da pressão podem sentir dor de cabeça, principalmente na nuca, tontura, náusea, pele fria, sensação de mal estar no peito. Os sintomas não são utilizados para o diagnóstico, já que a maior parte das pessoas não sente absolutamente nada.

Medir a pressão todos os meses é suficiente para saber se estou bem tratado?

A resposta é não.

Nesse caso é necessário saber se a pressão está controlada durante o dia e também durante a noite, quando o paciente está dormindo. Depois de muito tempo foi determinado que no sono a pressão deve cair 10% ou mais em relação à vigília.

O que acontece se não tratarmos a pressão alta?

Os níveis elevados de pressão geram uma sobrecarga no sistema circulatório que leva a deterioração de vários órgãos do corpo humano, como exemplo:

  •  No cérebro ocorre o AVC, que é o rompimento ou a oclusão de uma artéria;
  • No coração ocorre o infarto do miocárdio ou o crescimento do coração;
  • Nos rins ocorre a insuficiência renal crônica que pode chegar a diálise;
  • No sistema reprodutor ocorre a disfunção sexual;
  • No sistema circulatório periférico ocorrem as tromboses, varizes e aneurismas.

Para que serve esse exame?

A pressão arterial obtida no consultório médico é um dado apenas momentâneo e não reflete com fidelidade a pressão arterial e as variações de medidas existentes no dia-a-dia do paciente.

É muito útil para o médico saber como se comporta a pressão arterial do paciente durante suas atividades cotidianas.

Com esse procedimento, a pressão arterial é automaticamente medida e registrada nas 24 horas do dia, durante a vigília e o sono.

O objetivo do exame é tanto diagnosticar a hipertensão bem como avaliar a eficácia de tratamentos anti-hipertensivos.

Esse procedimento quase não apresenta desconforto nem interfere nas atividades rotineiras do paciente, as quais, devem seguir seu curso normal.

A medida da pressão arterial em vários momentos sucessivos torna possível obter uma visão dinâmica do comportamento da pressão arterial do paciente e correlacioná-lo com as suas atividades e sintomas.

A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial é hoje em dia um exame já incorporado à prática clínica do cardiologista para avaliar e tratar problemas de pressão arterial.

Como é feita a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)?

No equipamento utilizado consta um monitor leve e pequeno, colocado na cintura do paciente e conectado por um tubo plástico fino a uma braçadeira semelhante às dos aparelhos tradicionais de medição da pressão arterial, a qual deve ser colocada preferencialmente no braço não dominante.

Depois de instalado o equipamento, o paciente deve permanecer com ele durante um período entre 21 e 24 horas. O aparelho é programado, mede e registra a pressão obtida. Após o período o monitor é retirado, os dados obtidos são levados a um computador e um programa especialmente construído para essa finalidade elabora um gráfico das pressões registradas.

Quando se deve fazer a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)?

A monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) deve ser feita quando se deseja estudar com mais profundidade a pressão arterial ou quando, por qualquer motivo, se suspeita que a pressão medida no consultório médico não seja a mesma que ocorre em outros momentos da vida do paciente.

Ela também pode ser usada para estabelecer a relação entre os sintomas e a pressão arterial e para avaliar a eficácia do tratamento da hipertensão.

O exame deve ser feito num dia normal na vida do paciente, evitandos acontecimentos extraordinários ou esporádicos e só é contraindicado para pacientes que apresentem valores muito elevados de pressão máxima, arritmias cardíacas ou parkinsonismo.

Não é permitido tomar banho durante o período de tempo em que o equipamento estiver colocado.

Nosso cardiologista – Dr. Thiago Tomaz

Outros Exames