O teste cutâneo de leitura imediata é chamado de Prick Test ou teste de puntura. É um método que consiste na detecção de quais alérgenos (substâncias que podem induzir uma reação alérgica) que o indivíduo é sensível.
Este teste é capaz de detectar sensibilidade a inalantes como, por exemplo:
- Ácaros;
- Gramíneas (pólens);
- Fungos;
- Epitélio de cão;
- Epitélio de gato;
- Penas;
- Baratas.
Pode detectar também sensibilidade a alimentos como:
- Leite e frações (alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina e caseína);
- Gema e clara de ovo;
- Trigo;
- Milho;
- Amendoim;
- Glúten;
- Cacau;
- Camarão;
- Peixe;
- Carne bovina;
- Carne suína;
- Carne de frango.
O teste pode ser realizado em qualquer idade, desde que haja forte evidencia clínica. Como se faz necessário a cooperação do paciente para realização do teste, em crianças pequenas se torna mais difícil.
Para realização do teste cutâneo é importante que sejam utilizados extratos padronizados e puntores (material usado no teste) adequados, além de haver profissionais habilitados com material para qualquer emergência.
O teste cutâneo de puntura é atributo do especialista Alergologista e, embora seja muito seguro, pode desencadear reações sistêmicas, caso o pacientes apresente um índice alto de sensibilidade em relação aos materiais testados. Essas reações são raras.
Condições que inviabilizam o teste:
- Uso de anti-histamínicos (o uso deve ser suspenso cerca de 7 dias antes da realização do teste);
- Uso de antidepressivos (o uso deve ser suspenso cerca de 15 dias antes da realização do teste;
- Uso de betabloqueadores;
- Presença de lesões de pele extensas (ex: Dermatite atópica);
- Dermografismo (um tipo de alergia de pele);
Como o teste cutâneo é feito:
O teste é realizado na região volar do antebraço (a parte que não costuma ter pelo), onde é aplicado, por meio de puntura, o controle negativo, o controle positivo (histamina) e o extrato do alérgeno. Aguarda-se 15 minutos para a leitura do diâmetro da elevação da pápula.
O surgimento de uma pápula representa uma reação em que há presença do anticorpo IgE específico contra o alérgeno testado. Consideram-se positivos resultados cujo diâmetro da pápula é maior ou igual a três milímetros em relação ao controle negativo.
A histamina sempre formará uma pápula maior ou igual a três milímetros. O significado do teste positivo relaciona-se a uma sensibilização e NÃO necessariamente à alergia.
Existe uma variação desse teste chamada de "Prick to prick" em que, em vez da utilização de extratos, o alérgeno testado é oferecido na forma natural, como exemplo frutas e vegetais. Aplica-se o puntor na fruta ou vegetal fresco e, em seguida, na pele do antebraço do paciente. Este teste é utilizado para detectar sensibilização a frutas e vegetais.
Geralmente, o Prick test demora, em média, de 30 a 40 minutos para ser realizado.
Nossos profissionais: Dra. Paula Albuquerque