O QUE É ?
A Polissonografia domiciliar (home sleep apnea test) permite ao médico e ao paciente realizar o exame de investigação de apneia do sono no conforto do lar.
Como é realizado?
Utiliza-se aparelhos portáteis que captam sinais de respiração (fluxo aéreo no nariz, cinta de esforço respiratório no tórax e saturação de oxigênio por oxímetro de pulso) e frequência de pulso (pelo oxímetro de pulso) e possibilitam análises específicas. O exame é realizado durante a noite inteira onde o paciente pode dormir como usualmente faz em sua casa. Assim, é possível uma análise de padrão real e comparável à acurácia dos exames para investigação de apneia moderada e grave em ambiente de clínica¹. O maior conforto possibilita a realização do exame também naqueles pacientes em investigação de apneia que têm dificuldades em dormir no ambiente de laboratório, em condições e horários diferentes ao seu ambiente de sono habitual.
Público Alvo:
Este exame torna-se interessante para pacientes com suspeita elevada de apneia do sono, que não apresentam doenças importantes associadas como AVC, doenças neuromusculares, insuficiência cardíaca grave e suspeita de hipoventilação. Para aqueles pacientes com queixa de roncos, apneias noturnas, sonolência excessiva, hipertensão arterial e peso corporal elevado, sem doenças importantes associadas, este exame pode auxiliar no diagnóstico confirmatório de síndrome de apneia obstrutiva do sono.
Qual o preparo para o exame?
-
- Dormir com pijama ou camisola.
- Posicionar o aparelho portátil conforme indicado em manual específico.
- Não usar maquiagem na noite do exame.
- Não usar esmalte de cor escura.
- Manter o uso de medicamentos normalmente.
- Não ingerir bebida alcoólica nas 24h que antecedem o exame.
- Em caso de gripe, tosse, febre, ou qualquer outra queixa muito fora do habitual e que possa atrapalhar o exame, recomendamos que o exame seja remarcado.
- Informar em formulário específico as medicações que faz uso regularmente.
- Informar se possui alergia aos materiais usados no exame: látex e micropore ou esparadrapo.
Avaliação de risco de apneia do sono:
O questionário STOP-Bang² avalia o risco da população geral para AOS (apneia obstrutiva do sono) conforme as seguintes perguntas:
Questionário STOP-Bang:
- Roncos?
Você ronca alto (alto o suficiente que pode ser ouvido através de portas fechadas ou seu companheiro cutuca você à noite para parar de roncar)? - Cansado?
Você frequentemente se sente cansado, exausto ou sonolento durante o dia (como, por exemplo, adormecer enquanto dirige)? - Observou?
Alguém observou que você para de respirar ou engasga/fica ofegante durante o seu sono? - Pressão?
Você tem ou está sendo tratado para pressão sanguínea alta? - Índice de massa corporal maior que 35 kg/m²?
A obesidade é um fator de risco, pois quanto maior a quantidade de gordura na região do pescoço e língua, maior será o risco de obstrução da via aérea posterior. - Idade acima de 50 anos?
Com o passar dos anos ocorre maior flacidez muscular nos componentes da via aérea e aumento do risco de apneia obstrutiva. - O pescoço é grosso? (Medida em volta do pomo de Adão)
Para homens, o colarinho da sua camisa é de 43 cm ou mais? Para mulheres, o colarinho da sua camisa é de 41 cm ou mais? - Sexo = masculino?
Homens tendem a ter maiores chances por motivos anatômicos.
Critérios de Pontuação:
Baixo risco de AOS (apneia obstrutiva do sono):
Sim para 0 a 2 perguntas
Risco intermediário de AOS:
Sim para 3 a 4 perguntas;
Risco alto de AOS:
Sim para 5 a 8 perguntas;
ou Sim para 2 ou mais das 4 perguntas iniciais + sexo masculino;
ou Sim para 2 ou mais das 4 perguntas iniciais + IMC > 35 kg/m²;
ou Sim para 2 ou mais das 4 perguntas iniciais + circunferência do pescoço (43 cm em homens, 41 cm em mulheres).
¹ Rosen IM, Kirsch DB, Chervin RD, Carden KA, Ramar K, Aurora RN, Kristo DA, Malhotra RK, Martin JL, Olson EJ, Rosen CL. Clinical use of a home sleep apnea test: an American Academy of Sleep Medicine position statement. Journal of Clinical Sleep Medicine. 2017 Oct 15;13 (10):1205-7.
² Propriedade da University Health Network. Para obter mais informações: www.stopbang.ca Modificado de Chung F et al. Anesthesiology 2008; 108:812-21, Chung F et al Br J Anaesth 2012; 108:768–75, Chung F et al J Clin Sleep Med Sept 2014.