- Procedimento seguro, confiável e eficaz.
- A colonoscopia é um exame que ajuda a avaliar o interior do cólon, utilizado para diagnosticar diversos problemas no intestino, como câncer, úlceras, diverticulite e outros.
- A colonoscopia não dói e é recomendada em casos de presença de sangue nas fezes, dor abdominal, diarreia intensa ou alterações bruscas no funcionamento intestinal.
- Geralmente, a colonoscopia deve ser feita a partir dos 50 anos, com intervalos de 3 ou 5 anos.
A Colonoscopia é um exame endoscópico destinado ao diagnóstico de doenças do reto, dos cólons (intestino grosso) e do íleo terminal (intestino delgado). É realizado através do equipamento denominado colonoscópio, o qual chega até o interior do intestino através do ânus. Para realização do exame é necessário um preparo (limpeza) do intestino e, frequentemente, a sedação por via intravenosa.
Alguns procedimentos podem ser decididos no momento do exame de acordo com os achados, conforme o explicado abaixo:
- Biopsia (ou retirada de um ou mais fragmentos da mucosa);
- Polipectomia (ou retirada um ou mais pólipos);
- Mucosectomia (ou retirada de um fragmento da mucosa intestinal ou pólipos planos);
- Injeção de substancias ou a cauterização através de equipamento eletrônico (corrente elétrica) visando o controle de eventual sangramento;
- Exame histopatológico, que é o exame dos pólipos ou biopsias removidos, quando enviado para análise de um médico patologista.
Geralmente, a colonoscopia deve ser feita a partir dos 50 anos, com intervalos de 3 ou 5 anos, no entanto, se houver histórico familiar de câncer de intestino ou colite ulcerativa, a colonoscopia pode ser feita por volta dos 30 anos.
Médicos Especialistas
Galileu Farias
Endoscopia Digestiva