A manometria esofágica (ou esofagomanometria) é um exame diagnóstico que tem por objetivo estudar o funcionamento de todo o esôfago (órgão do aparelho digestivo que faz o transporte dos alimentos da boca ao estômago), por meio de medições de pressões.
Indicações:
- Investigação diagnóstica de sintomas como disfagia (dificuldade para engolir) e dor torácica não cardíaca.
- Necessidade de avaliação da função motora do esôfago.
- Localização da junção esofagogástrica para realização de pHmetria de 24 horas.
- Pré-operatório de cirurgia para correção de hérnia de hiato e anti-refluxo.
Como o exame de Manometria é realizado:
O paciente deve comparecer a clínica em jejum de no mínimo 6 horas. Deverá trazer os últimos exames de endoscopia digestiva alta e/ou esofagograma baritado.
Algumas medicações devem ser suspensas por pelo menos 24 horas antes do exame, como:
- Metoclopramida (Plasil);
- Bromoprida (Plamet);
- Domperidona (Motilium);
- Nitratos (Isordil, Sustrate);
- Sildenafila (Viagra);
- Nifedipina (Adalat);
- Verapamil (consultar médico assistente antes).
Após anestesia local com spray de anestésico em uma das narinas, uma sonda flexível é introduzida pela narina do paciente sentado e progride suavemente até atingir a faringe. Neste momento o médico pedirá para o paciente engolir e, deste modo, a sonda penetrará pelo esôfago até atingir o estômago (cerca de 50 a 60 cm de sonda são introduzidos).
O paciente com a sonda posicionada é deitado em decúbito dorsal (barriga para cima) ou em decúbito lateral esquerdo. É nesse momento que se inicia propriamente a manometria.
Durante o procedimento, o paciente deverá ingerir pequenas quantidades de água (5mL) e será orientado a engolir a seco em alguns momentos. O tempo aproximado de exame é de 20-25 minutos.
A manometria não é realizada sob sedação, pois os medicamentos sedativos podem alterar a motilidade do esôfago. Além disso, durante o exame, o paciente deverá engolir pequenas quantidades de líquido e seco, dessa forma estando sedado o mesmo não conseguiria atender a tais comandos.
Após a manometria geralmente não é exigido repouso, o paciente poderá retornar a suas atividades habituais. Após o exame, alguns pacientes podem sentir ligeiro incômodo na narina e/ou garganta, devido à passagem da sonda, que geralmente resolve espontaneamente após algumas horas.
Nossos Profissionais: