Disfunções na tireoide são extremamente comuns, sendo importante o seu reconhecimento precoce. Esta glândula endócrina é localizada na parte da frente do pescoço, abaixo do Pomo de Adão. É responsável pela regulação do metabolismo e funcionamento dos órgãos através dos hormônios que produz.
Em doenças da tireoide, pode haver produção insuficiente (hipotireoidismo) ou excessiva de hormônios ( hipertireoidismo), e ainda o desenvolvimento de nódulos. No hipotireoidismo pode haver ganho de peso, sonolência e cansaço excessivos, além de constipação e, no hipertireoidismo, perda de peso, agitação, insônia, sudorese, nervosismo. Nas duas situações pode haver aumento da tireoide, o bócio.
Fatores que podem contribuir para o desenvolvimento desses distúrbios são herança genética, irradiação, uso de algumas medicações e dieta pobre em iodo.
O diagnóstico tardio de doenças da tireoide, principalmente em gestantes e crianças, pode levar a consequências graves. Em adultos, é recomendada a realização de exames da tireoide a partir dos 35 anos de idade ou em pacientes com sintomas sugestivos.
A avaliação do médico endocrinologista é fundamental para a saúde desta importante glândula, que muito influencia o bem estar e o funcionamento adequado do organismo.
Por: Dra. Erika Bastos