Para que serve a colonoscopia?

16 de outubro de 2020

O exame de colonoscopia é feito para investigar a presença de câncer colorretal, pólipos e doenças inflamatórias intestinais, como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Além disso, a colonoscopia ajuda a entender a causa de diarreias crônicas, sangramentos flagrados anteriormente pelo teste de sangue oculto nas fezes e anemia sem causa aparente.
Durante o exame, o colonoscópio é munido de instrumentos que conseguem retirar pólipos (que podem originar um câncer ou provocar incômodos) e extrair pedacinhos do intestino para biópsias.

Quando fazer a colonoscopia?

Todos os homens e mulheres com mais de 45 anos devem fazer o exame para detectar precocemente o câncer colorretal, segundo as recomendações internacionais.
Quem tem histórico da doença na família, é portador de síndromes relacionadas aos tumores na região (como a de Lynch) ou já teve adenomas precisa fazer o rastreamento a partir dos 40 anos.

A Organização Mundial de Saúde indica que o procedimento seja repetido a cada 5 a 10 anos nas pessoas que não estão nos grupos de maior risco e que já tiverem feito a primeira análise.
Alguns médicos, porém, orientam a repetição do exame em períodos menores, dado o aumento no número de casos de câncer.

No fim das contas, é importante conversar com seu médico sobre o assunto.

Pensou colonoscopia, pensou Première!